A Defesa Civil foi criada em vários países para atender aos problemas internos resultantes das guerras. No Brasil, surgiu após a ocorrência de várias catástrofes do passado e que encontraram o Poder Público e a comunidade despreparados para enfrentá-los. A partir daí, percebeu-se a necessidade de todos estarem preparados para prevenir e enfrentar situações emergenciais, ou pelo menos, estar em condições de diminuir perdas humanas e materiais, atender aos vitimados e restabelecer a normalidade da área atingida diante dos eventos imprevisíveis.
Desde sua criação por Decreto Estadual, em 09 de Fevereiro de 1976, e após sua reorganização, através do Decreto nº.40151 de Junho de 1995, o Sistema Estadual de Defesa Civil considerou a participação comunitária imprescindível, pois nenhum governo tem a capacidade de solucionar sozinho os problemas que afetam as comunidades.
Isso é expresso no próprio símbolo da Defesa Civil. O hexágono na cor laranja representa a dinâmica operacional do Sistema semelhante a uma colméia de abelhas, onde cada um desempenha suas próprias funções sempre em benefício da comunidade. O triângulo eqüilátero azul representa os âmbitos de atuação Federal, Estadual e Municipal, localizado no centro do hexágono como um posto de observação e alerta permanente.
Em 19 de Julho de 1977, Sorocaba, seguindo a tendência geral e a necessidade da proteção da população no caso de calamidade pública, criou o Sistema Municipal de Defesa Civil, Decreto Municipal nº.2903, definindo sua estrutura e coordenação, ligado diretamente ao Prefeito e contando com delegação para convocar o apoio de todos os órgãos municipais e da comunidade para fazer frente às ocorrências no âmbito da defesa civil.
A Defesa Civil do município, com a criação desse corpo operativo, passou a atuar em atendimentos a enchentes, vistorias e interdições de imóveis em situação de risco, remoção de famílias de áreas de risco, auxílio às vítimas das ocorrências de desastres e a realização de obras preventivas e/ou recuperativas para estes locais.
Vendo a necessidade e a importância da Comunidade nas Ações de Defesa Civil, por força do Decreto nº. 15758/2007, foram criados os Núcleos Comunitários de Defesa Civil – NUDEC, nos bairros do Parque das Laranjeiras, Parque São Bento, Parque V. Régia, Jacutinga, Brigadeiro Tobias, Cajuru e Jd. Abaeté, contando com voluntários cadastrados e treinados para colaborar com o poder público.
Em 2012, com a Lei Federal nº 12.608, fica estabelecida a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, onde o trabalho da Defesa Civil se divide em cinco fases: Prevenção, Mitigação, Preparação, Resposta e Recuperação, sendo a prevenção seu foco principal.
A Defesa Civil acredita que o conhecimento pode salvar vidas, uma comunidade que conhece os riscos pode promover o auto salvamento, por conta disso tem como lema a frase:
“DEFESA CIVIL SOMOS TODOS NÓS”