Segurança

Institucional

A Guarda Civil Municipal de Sorocaba foi criada no dia 4 de dezembro de 1987, pela Lei Municipal nº 2.626 e iniciou suas atividades no dia 31 de março de 1988, com um efetivo de 56 integrantes. Sua finalidade é colaborar com as polícias Civil e Militar, protegendo os sorocabanos, os próprios municipais e apoiando os serviços da Prefeitura.

A GCM atua de forma preventiva e comunitária, e tornou-se uma instituição de apoio à população. Ela realiza o patrulhamento em centenas de equipamentos públicos (escolas públicas, unidades de saúde, parques, áreas de lazer e demais edificações públicas), inibindo invasões, furtos, danos e depredações.

Atua ainda no apoio à Vigilância Sanitária e à Fiscalização de Transporte Clandestino e de Ambulantes; além de realizar a segurança de todos os eventos públicos municipais. Possui também uma equipe de Agentes de Trânsito para fiscalizar e monitorar a fluidez do trânsito.

A Guarda Civil Municipal desenvolve suas atividades em dois campos, o administrativo e operacional. Defende no amparo constitucional a função de polícia comunitária, de proximidade e mediadora de conflitos, tem acima de tudo o lema “Proteger e Servir”

Sede:

Rua Castanho Taques n.º 100 – Jardim Ana Maria

Telefone: 32129400 – Administrativo

Telefone: 153 – 24h por dia.